Dicas de Surfe

Roupa de borracha ideal

O frio chegou e para os adeptos ao surf, fica impossível cair na água sem um long john. Pensando nisso separamos algumas dicas infalíveis de como escolher a melhor peça que adere ao seu corpo.

 

Para quem não sabe, Long John é aquela roupa usada  para aquecer o surfista quando a água está fria. Existem vários modelos de roupa de borracha, de varias espessuras, depende também da temperatura da água.

 

Bom até para os dias de frente fria ou inverno, vai aí uma dica de amigo: tomar uma ducha fria antes de ir surfar. Banho quente antes do surf, nunca. A ducha fria prepara seu corpo para uma eventual água mais fria que possa ocorrer dependendo da praia escolhida.

 

Quanto  à matéria-prima, os mais usados são a lycra e o neoprene. Quando forem pesquisar John, deem preferência para esse tipo de material.

 

Porém as roupas de surf têm que estar coladas ao corpo sem que nos apertem (incomodem) e/ou nos tirem lexibilidade. Quando estão grandes ( frouxas ), além de não cumprirem sua função de aquecimento tb irão atrapalhá-lo nos movimentos normais que o surf exige. Sua agilidade estará comprometida e vc ainda vai sentir frio.

 

Fique atento para um detalhe: a maioria das roupas amolecem dentro d’água, dando uma pequena alargadinha, porém não muito. Se, ao experimentar uma roupa nova, ela ficar justa, lembre-se que ela vai ceder um pouco quando estiver molhada dando talvez a possibilidade de ficar ideal na hora do surf.

 

Lembre-se sempre de lavar todo o equipamento quando chegar do surf, apenas com água doce, tipo de molho no tanque enquanto vc toma seu banho e almoça. Logo depois vc já pode tirar e deixar secar, de preferência ao ar livre, nunca usando pregadores pois eles vão marcar a roupa e com o tempo também danificá-las.

 

Deixe-as soltas na corda de secar ou de preferência com um cabide anatômico sempre do lado avesso e à sombra. Não é bom deixar as roupas muito tempo de molho mesmo só em água doce pois elas ficam muito moles, o que atrapalha na hora de usar.