Saúde e Bem-Estar

  • por

Para uma vida saudável, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio. Bem-estar implica que a pessoa está bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores como a predisposição genética de cada pessoa, o ambiente em que se vive, os cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
A saúde começa na gestação, dentro do útero, através do bom acompanhamento pré-natal. A vida saudável na maturidade é a repercussão da vivência durante a juventude com boa alimentação, prática de exercícios e hábitos saudáveis na mente e no corpo.
A pirâmide de Maslow organiza de maneira hierárquica as necessidades humanas, e é uma boa indicação de por onde começar para garantirmos o nosso bem-estar.

pirâmide de Maslow

pirâmide de Maslow

 

Para se ter um bem-estar fisiológico é necessário manter uma boa saúde, e por isso é necessário aprender como prevenir doenças e praticar hábitos saudáveis, como ter um sono adequado e sermos fisicamente ativos e afastar hábitos perigosos como fumo, excesso de bebidas alcoólicas, uso insalubre de drogas e comportamento sexual de risco para as doenças sexualmente transmissíveis.
A segurança é uma extensão das necessidades fisiológicas, pois é a garantia de que elas vão continuar sendo supridas. É alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, e condições de trabalho e renda satisfatórias.
O bem-estar social, boa auto-estima e realizações pessoais pode ser obtido pelo equilíbrio emocional, o bom convívio familiar, a sensação de pertencimento à um grupo, amparo, sensação de “dever cumprido”, práticas espirituais, consultas psicológicas, e também a mudança de hábitos para satisfazer os desejos de auto-realização do indivíduo.
Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião. Outras alcançam a espiritualidade quando estão em contato com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade, sendo o mais importante a paz interior, para que as decisões para da vida sejam tomadas de forma clara e sensata.
Alcançar a vida saudável pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos. A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritário. Ela pode ser praticada por todos, em qualquer fase da vida.