Preparação Técnica

  • por

A preparação técnica visa aprimorar o gesto esportivo buscando a execução de uma tarefa da forma mais objetiva e econômica possível. A complementação técnica no treinamento esportivo pode ter diferentes significados dependendo das características da modalidade.
Modalidades de precisão requerem muita técnica. Modalidades que envolvem força rápida se utilizam da técnica para auxiliar na mobilização de força. Já para atividades de resistência, a técnica leva a economia de energia. A técnica também influencia na tomada rápida de decisões.
Esse planejamento deve ser feito por um profissional de Educação Física ou Esporte, técnico de surfe que pratique a modalidade há algum tempo sempre em paralelo a preparação física.

PREPARAÇÃO TÉCNICA 2

PREPARAÇÃO TÉCNICA 1

O treinamento orientado por profissionais qualificados facilita o aprendizado e acelera a evolução.

Inicialmente o praticante ou atleta deve saber qual técnica que pretende melhorar e a partir daí serão traçadas diferentes formas e métodos de trabalho. O surfista deve observar seu próprio posicionamento sobre a prancha e perceber, juntamente com seu técnico, quais são suas qualidades e defeitos durante a prática.
Nesse tipo de trabalho são estudados aspectos biomecânicos, características cinemáticas e dinâmicas do movimento. Utilizando recursos como vídeo, fotos ou simplesmente a observação da prática esportiva, é possível perceber como um bom atleta surfa e tentar reproduzir seus movimentos, aprimorando determinada técnica.
Além da técnica de determinada manobra ou gesto esportivo, cabe lembrar que cada pessoa terá sua própria resposta a determinado estímulo, fazendo com que além da técnica o estilo de cada um interfira na prática. Por isso, dois surfistas diferentes podem executar uma mesma manobra utilizando a mesma técnica mas apresentando diferentes estilos.
Para surfistas, uma forma de aprimorar a técnica seria surfar os mais variados tipos de onda, o maior número de vezes possível, com finalidade de possibilitar uma boa adaptação às diversas condições naturais e aprimorar as diferentes técnicas exigidas durante a prática. Outra maneira seria tentar reproduzir os diferentes movimentos executados durante o surf fora do mar aperfeiçoando o gesto esportivo para o momento da prática.
Analisar o movimento executado e comparar com a técnica correta é essencial para evolução no trabalho. No surfe, a cada momento a onda exige posicionamento específico devendo o surfista adaptar-se automaticamente usando o corpo todo para manter o equilíbrio sobre a prancha, lembrando que cada manobra exige uma angulação e postura adequada para controlarmos a velocidade e pressão com que será executada.
A repetição constante durante o treinamento é importante para aprimorar as manobras e eliminar erros. Controlando os elementos força, velocidade, radicalidade, impulsão, equilíbrio e controle sobre a prancha, o aluno terá condições de evoluir bastante seu surfe e assim criar seu próprio estilo.
Em harmonia com o mar, os surfistas são capazes de impressionar muitas pessoas pcom suas habilidades sobre uma prancha, proporcionando um dos mais bonitos espetáculos de integração entre o homem e a natureza.

Veja também: