Notícias

WhatsApp Image 2018-08-22 at 22.44.27 (3)

O material das pranchas

As pranchas são divididas em dois principais tipos: pranchas de fibra e pranchas de soft.

O aspecto de espuma macia das pranchas de soft é o que lhes garante esse nome. São ideais para iniciantes pois evitam acidentes. Suas quilhas de plástico são menos propícias de gerarem cortes, podem ser enterradas na areia e não quebram tão facilmente quanto às quilhas comuns. Além disso, as pranchas de soft dispensam o uso de parafina, já que o material possui boa aderência mesmo quando molhado. Elas são um pouco mais resistentes ao sol, pois se gerar bolhas na parte de dentro das mesmas, é mais fácil que ela naturalmente desinche. Oferece maior estabilidade porém  menos controle para manobras.

WhatsApp Image 2018-08-22 at 22.44.27 (3)

As pranchas de fibra, por sua vez, podem ter diversos tamanhos e formatos sendo todas feitas por um bloco polimérico moldado e coberto por uma camada de fibra de vidro e resina, conferindo uma casca impermeável. Essas pranchas tem curvas e desenhos para facilitar o desempenho do surfista em determinado nível e condição.

O sol pode danificar as pranchas, através da aparição de bolhas entre o bloco e a casca. Um acidente com a prancha de fibra deve ser tratado com urgência, uma vez que qualquer trincado pode permitir a passagem de água do mar, danosa ao bloco.

 

WhatsApp Image 2018-11-19 at 13.39.22 (1)

Os principais blocos dos quais são feitas as pranchas de fibra são o poliuretano e o poliestireno expandido (isopor). Ambos são polímeros derivados do petróleo, e infelizmente não são recicláveis por conta do alto custo de processamento.

O poliuretano (PU) é mais denso, se deforma menos plasticamente, e é menos frágil e menos maleável que o poliestireno (EPS).

O EPS, por sua vez, é obrigatoriamente revestido com uma resina mais cara que a das pranchas de PU. Essa resina mais cara é o epóxi, e por isso é comum dizerem que a prancha é “de epóxi”.

blocos de poliuretano e epoxi da Teccel

A escolha entre os diferentes materiais do bloco deve levar em conta que materiais menos densos oferecem uma maior flutuabilidade e menor peso, mas em contrapartida são mais frágeis.

Veja também:
Equipamentos do surf
As partes da prancha
O material das pranchas
As quilhas
O antiderrapante
O Leash
A parafina
A lycra
A roupa de neoprene