Notícias

O leash

Um acessório muito importante pois é a garantia da prancha estar sempre  conectada ao surfista, através do leash (termo que significa “coleira” em inglês).
O leash é preso em uma extremidade ao tornozelo do surfista, por uma espécie de tornozeleira de velcro,  enquanto que na outra extremidade uma parte chamada de protetor de rabeta irá ser presa a uma cordinha amarrada no copinho da prancha. Garantir que tudo esteja preso corretamente,  pode  evitar você de perder a prancha no mar.

Como prender o leash ao copinho
Passo 1: abra todas as partes de velcro do leash.

Passo 2: passe o leash através da corda do copinho da prancha até a parte que não possui velcro.

Passo 3: feche as três abas de velcro.

Ao prender o leash à canela, aperte o velcro suficientemente para que ele não fique girando. A posição correta da cordinha do leash é para o lado ou para as costas. Não deixe o leash para a frente ou entre as pernas, pois pode ocasionar tropeços e vai causar desconforto na hora de surfar!

Caso esteja usando um long john dobre a barra do mesmo ou coloque o leash por baixo. Se deixar o leash em cima da roupa de borracha, ele vai ficar frouxo dentro da água.

Ao comprar um leash, você deverá levar em conta o tamanho desejado (sendo os mais comuns 6’0 e 9’0) e a espessura.

O tamanho adequado para as pranchas longboards é o de 9’0″, enquanto que para as outras pranchas costumamos usar o de 6’0″. Pode ser perigoso usar um leash de 6’0″ em uma longboard, porque a prancha é pesada e possui pelo menos 9 pés! A ideia é manter uma distância segura entre o surfista e a prancha caso ele caia da prancha.

Se tiver acesso à uma variedade maior de tamanhos, a regra geral é que o leash deve ter o mesmo tamanho da prancha ou ser um pouco maior. Algumas marcas, contudo, recomendam comprimentos maiores para ondulações maiores, como é o caso da Rip Curl.

A espessura do leash é determinante para saber a resistência à tração do mesmo. Quanto mais espesso, mais força ele aguentará sem romper. Contudo, quanto mais espesso, mais arraste dentro da água. Por isso, são vendidos principalmente dois tipos de espessura: a “regular” e a “comp”, ou de competição. Se você for surfar um mar pequeno com uma pranchinha, pode considerar um leash “comp”. Contudo, é mais fácil encontrar leashes de espessura regular, em torno de 7mm.

Uma característica interessante de se ter no leash são swivels, ou pinos giratórios que acabam destorcendo o cabo do leash.

Veja também:
Equipamentos do surf
As partes da prancha
O material das pranchas
As quilhas
O antiderrapante
O Leash
A parafina
A lycra
A roupa de neoprene