Nutrição

  • por

As doenças crônicas representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e doenças respiratórias. Isso é reflexo das grandes mudanças que vêm ocorrendo no estilo de vida das pessoas no mundo, sobretudo nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física. A rotina adotada pela maioria das pessoas é fruto dos processos de industrialização, urbanização, desenvolvimento econômico e crescente globalização do mercado de alimentos. Porém, é possível adotar hábitos saudáveis e manter uma alimentação equilibrada. Para isso, é necessário ter um acompanhamento nutricional ou conhecer um sobre os alimentos e seus efeitos no corpo humano no repouso e em atividade.
Todos estão cada vez mais conscientes da importância do exercício para manter a saúde. O sedentarismo é atrelado à muitas doenças crônicas. Além disso, endorfinas geradas durante a prática da atividade física interferem diretamente na saúde mental. A pessoa que pratica atividades físicas regularmente tem uma melhor qualidade de vida.
É indiscutível a importância do esporte para a formação do indivíduo, porém é preciso ter cuidado ao começar uma atividade física. A transição entre o sedentarismo e a vida precisa ser gradativa e orientada por especialistas.
A prática regular de uma atividade física é fundamental em qualquer fase da vida, especialmente na infância e na adolescência, quando se dá a formação do indivíduo. O esporte educa, socializa, melhora a auto-estima e a qualidade de vida, apresentando, portanto, inúmeras vantagens, tanto no aspecto físico, quanto emocional.
Mesmo considerando que as características genéticas e o treinamento são os fatores principais para o desempenho atlético, a nutrição pode otimizar a performance do indivíduo. Pode também reduzir as possibilidades de doenças, evitando, dessa forma, diminuir os períodos de treino.
Enfim, a nutrição é importante para a saúde geral do esportista e do atleta.

Para uma dieta personalizada, o Centro de Treinamento Escola Riviera conta com o trabalho da nutricionista Dra. Karyna Pugliese, que poderá elaborar uma dieta balanceada ao seu estilo de vida, baseada em uma avaliação inicial de composição corporal, dos hábitos alimentares e objetivos específicos.

Veja mais: