Meio Ambiente

  • por

Pare e pense um momento, reflita quanta coisa você já fez na sua vida. Agora pergunte-se quanto você já fez em beneficio do meio ambiente?
O meio ambiente constitui a mais importante fonte de vida para o ser humano e sua preservação é essencial para o bem estar e manutenção da espécie. Você sabia que a população do mundo já superou a 6,1 bilhões de pessoas? Todas elas consumidoras de recursos naturais que se tornam cada vez mais escassos no planeta… Os problemas existem e depende de nós conseguirmos reverter essa situação.
Aproveite a água que você tem, porém saiba não desperdiçá-la durante seu dia. Todos os estudos indicam que as pessoas vão sofrer devido à escassez do precioso liquido água, em função do aumento da população e do consumo exagerado, surgindo conflitos pela sua posse ou então sua poluição. Mais de 1,2 bilhões de pessoas atualmente não tem acesso à água limpa e 90% dos esgotos e 70% dos dejetos industriais estão sendo despejados sem tratamento nos mananciais.
No Brasil, podemos encontrar dois dos maiores complexos naturais do planeta: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, que cobre grande parte da costa litorânea. Ambas as regiões possuem uma enorme biodiversidade e a maior reserva de água doce do planeta, além de contribuir de maneira decisiva para o equilíbrio climático mundial. Entre 1995 e 2000, os índices de desmatamento da Amazônia alcançaram um valor espantoso de quase 20 mil quilômetros quadrados, o que equivale a mais que um estado de Alagoas. O desmatamento da Amazônia aumentou 15% entre agosto de 2018 e julho de 2019. Na comparação entre julho de 2018 e o mesmo mês de 2019, a taxa de desmatamento aumentou 66%. Esses números alarmantes evidenciam a falta de preocupação de grandes entidades frente ao meio ambiente.
O surfista deve ser o principal amigo e protetor da natureza, pois grande parte de nossa vida será dentro do mar e próximo a florestas e matas virgens, numa relação de total interdependência com o meio ambiente. Muitos gestores públicos parecem não ter uma visão clara de que dispomos da mata atlântica, da caatinga, do cerrado, dos campos do Sul, do Pantanal e principalmente da Amazônia. Atualmente a maioria da flora e fauna mundial está sendo destruída por pessoas gananciosas e egoístas, que destroem árvores e animais em troca de dinheiro e poder.
Outro ponto importante é a mudança climática que ameaça todo o sistema. Com a destruição da camada de ozônio, devido aos gases poluidores lançados na atmosfera, a temperatura da Terra está aumentando assustadoramente nos últimos tempos. Desse aumento, 25% são de ordem natural, porém o restante deve-se às ações humanas. Na Groelândia, por exemplo, o gelo esta diminuindo à razão de 50 bilhões de toneladas ao ano! A Europa, no verão de 2000, registrou as mais altas temperaturas do século XX, chegando a ultrapassar 51o.C. Com o aquecimento global as grandes placas de gelo situadas nos pólos tendem a derreter, aumentando o nível dos mares e oceanos e inundando milhares de cidades litorâneas ao redor do globo. Previsões do Met Office, serviço metereológico do Reino Unido, indicam que período de 2014 a 2023 será a década mais quente em 150 anos de registros.
Imagine agora quanto lixo o ser humano produz em um dia. Agora multiplique por semanas, meses e anos, percebeu quanta coisa! Para reduzir este impacto ambiental é necessária uma educação da população mundial em relação à reciclagem de lixo. Esse processo divide os materiais que utilizamos na hora de jogarmos fora: plástico, papel, vidro, alumínio e detritos orgânicos são os tipos de reciclagem atuantes na maioria dos lugares.
Os materiais devem ser reciclados separados, todos limpos e encaminhados para a coleta seletiva ou diretamente às fabricas de reciclagem. Os detritos orgânicos podem ser utilizados como adubo, já os outros serão processados para fazer novos produtos, reduzindo assim a utilização dos recursos naturais.
Na Riviera de São Lourenço existe programa de Coleta Seletiva de Recicláveis, podemos ver as lixeiras por toda a praia e pelo condomínio, portanto é importante que você também faça a reciclagem na sua casa e ajude o meio ambiente. Faça a sua parte!!!

Agir localmente é pensar globalmente.

É muito importante que cada um de nós desperte dentro de si uma consciência ecológica de amor e proteção à natureza, preservando as praias e o meio ambiente e reduzindo nosso impacto ambiental. Para isso devemos participar e incentivar movimentos ecológicos que visam em sua essência a manutenção da vida em nosso planeta, para podermos deixar um mundo mais bonito e saudável para as futuras gerações.

Veja também: