História do Neoprene

  • por

O neoprene, um tipo de borracha sintética expandida sob alta pressão e temperatura, foi manufaturado pela primeira vez em 1930, fruto do trabalho dos pesquisadores Arnold Collins e Wallace Carothers na fábrica da Dupont, e foi o primeiro produto composto de borracha sintética comercializado em massa.

Atualmente, devido às suas especiais características, o neoprene é largamente utilizado em diversos segmentos como na indústria automobilística, elétrica, construção civil e confecção. Dentre as suas vantagens, é possível citar a durabilidade, a flexibilidade, a resistência a óleos, ao sol e às mais variadas condições climáticas.

No caso da utilização em roupas para esportes aquáticos a grande vantagem é a proteção térmica. Sua utilização na confecção de roupas de mergulho foi iniciada no começo da década de 1950, quando Hugh Bradner, que na época trabalhava para a Marinha dos Estados Unidos teve a idéia de que uma fina camada de água aprisionada poderia funcionar como um isolante. Dentre os vários matérias testados por ele estava o neoprene. Saiba mais sobre a história das roupas de borracha no documento em PDF, com fotos, que pode ser baixado na página da Universidade da Califórnia.

http://repositories.cdlib.org/sio/reference/98-16/

Desde essa época a idéia, inicialmente voltada para a prática do mergulho, foi incorporada por empresários do ramos do surf que viram nela a solução para o problema da prática do esporte em águas frias. Pesquisas foram realizadas e novas tecnologias foram desenvolvidas, de modo que atualmente as roupas de neoprene têm adquirido continuamente mais eficiência em sua proteção térmica e propiciado mais conforto e flexibilidade para os usuários. Nos dias atuais qualquer esporte aquático, seja mergulho, surf, kitesurf ou pesca, dentre outros, tem no seu rol de acessórios disponíveis a roupa de neoprene.

FONTE: http://www.guarapas.com.br/web/modules/news/article.php?storyid=403