Notícias

4.png

Os equipamentos do surfe

Diversos equipamentos fazem parte da rotina do surfe, e nos ajudam a evoluir nossas capacidades e habilidades. O principal instrumento para a prática do surfe é a prancha, que pode ser feita de diversos tipos de material. Os mais utilizados são o poliuretano com fibra de vidro, de polietileno (soft boards) ou de epoxy, como discutido no artigo Material das pranchas.
Para fazer ou “shapear” uma prancha é necessário entendê-la como um conjunto de detalhes muito sutis. Qualquer mudança em sua forma por menor que seja, pode alterar totalmente o desempenho da prancha. Ver artigo principal: Partes da prancha.

blocos de poliuretano e epoxi da Teccel


blocos de poliuretano e epoxi da Teccel

Todos os modelos têm quilhas na parte de baixo, são elas as responsáveis pelo direcionamento da prancha na onda. Existem pranchas monoquilhas, biquilhas, triquilhas e quadriquilhas, porém as triquilhas são as mais comuns atualmente.
A forma e o tamanho da prancha variam de acordo com as características particulares de cada surfista e da onda a ser surfada. Os principais modelos usados atualmente são:
1. Long Boards: os famosos “pranchões”, que apresentam as maiores dimensões e uma excelente flutuação, sendo ideais para a iniciação. São utilizados em diferentes níveis de aprendizagem e proporcionam movimentos clássicos com criatividade e estilo. Uma prancha Long Board tem o tamanho mínimo de 9’2.

2. Fun Boards: pranchas de bico arredondado e parecidas com os Long Boards, porém com medidas reduzidas. São bastante utilizadas para iniciação por proporcionarem boa estabilidade e flutuação, sendo divertidas em qualquer condição.

3. Evolutions: pranchas bastante parecidas com a Fun, porém com bico menos arredondado. Com isso a prancha torna-se mais solta, possibilitando boa flutuação e trocas rápidas de direção, ideais para a iniciação das manobras.

4. Mini models: são as tradicionais pranchinhas utilizadas pela maioria dos surfistas. Podem ser de diferentes tamanhos de acordo com o praticante e as condições do mar. São caracterizadas por proporcionarem boa velocidade e facilitarem as trocas de borda, exigindo maior habilidade do surfista na onda.
No início o aluno usará uma pranchas maiores que proporcionem maior estabilidade. Com a evolução de suas habilidades, a tendência é buscar modelos menores que respondam mais rápido às variações da onda e dos movimentos sobre a prancha.

Tipos de prancha Long, Fun, Evolution, Mini Model


Tipos de prancha: Long, Fun, Evolution, Mini Model

Veja também:
Equipamentos do surf
As partes da prancha
O material das pranchas
As quilhas
O Leash
A parafina