Das telas para o mar

  • por

Por Jones Siqueira em 11/10/12

 

O artista plástico João Vianey apresenta a Série Portais a partir do dia 20 de outubro no restaurante Terral em Maresias, São Sebastião (SP).

 

A série é inspirada no filme Dreams (Sonhos), de Akira Kurosawa, ou Para Além do Horizonte (What dreams may come), de Vincent Ward, em que o personagem consegue fazer algo que todo amante das artes talvez já sonhou em fazer: transportar-se para uma pintura e misturar o mundo real com o mundo imaginário.
Uma coisa fácil de se imaginar quando temos apenas poucos anos de idade – tomo como exemplo a minha filha que, ao assistir um filme de desenho animado ou folhear um livro infantil, diz de maneira ingênua e espontânea: “papai, quero ir lá”.

 

É nessa linha tênue que separa realidade e ilusão que a Série Portais encontra um sentido.

 

Nos filmes citados acima, o homem entra em uma pintura, agora, o que aconteceria se o personagem de uma pintura saísse das telas e viesse para o lado de cá, junto a nós, de maneira a estreitar as relações entre espectador e obra. É isso o que acontece nessa linda série de pinturas de João Vianey.

As imagens que seguem representam o início de uma nova fase no trabalho do artista que, segundo ele, tem muito a ser explorada.

 

Sobre o Artista João Vianey, 1951, nasceu no Nordeste do Brasil, em Pernambuco. Migrou para São Paulo com seus pais quando tinha apenas 3 anos em um caminhão pau-de-arara.

 

Suas obras sempre tiveram uma conecção muito forte com a natureza apesar do fato de ele viver na maior cidade do país, São Paulo. O seu trabalho retrata a cultura de praia, em especial, a do litoral paulista, sua maior fonte de inspiração.

Dentre diversas exposições e aparições na mídia, foi convidado a participar do SuperSurf e acompanhou o evento por diversas cidades brasileiras.

 

O restaurante Terral fica localizado à Rua Navegantes, 542,  Maresias, São Sebastião (SP).

 

Fonte: http://waves.terra.com.br/