Notícias

img_3129.jpg

As quilhas

As quilhas são o acessório em forma de barbatana que fica em baixo da prancha. Sem quilhas a prancha iria girar sobre a água e seria muito difícil dar direção à mesma.

Os modelos antigos de prancha contavam com quilhas fixas, que eram conectadas à prancha por baixo da camada de fibra. Contudo, a praticidade de troca de tamanhos e configurações tornou as quilhas removíveis as únicas a serem encontradas à venda atualmente. Além disso, a quebra de uma quilha pode ser resolvida em poucos minutos.

As quilhas são vendidas em diversos tamanhos e modelos. Quanto maior a quilha, mais difícil será de rotacionar a prancha. Quanto menor a quilha, mais “solta” ela ficará.

AS CONFIGURAÇÕES DE QUILHAS
Dependendo do número de quilhas na prancha, ela será denominada de monoquilha, biquilha, triquilha ou quadriquilha. Uma prancha pode ter até cinco espaços para conectar quilhas para que se possa instalar configurações diferentes, mas não se deve surfar com cinco quilhas.

Dentro das configurações possíveis, também é possível variar o tamanho das quilhas para obter resultados diferentes: uma triquilha, por exemplo, pode possuir as três quilhas de tamanhos iguais ou pode ter uma quilha maior no meio e duas menores na lateral. As configurações mais comuns são:

Monoquilha

Longboards são facilmente encontradas com apenas um slot para uma quilha maior que o comum.  Essa configuração deixa a prancha mais solta, ou seja, fica mais fácil rotacioná-la e dar direção. Em contrapartida, o toque deve ser um pouco mais suave.

 

Biquilha

A configuração biquilha deixa a prancha mais fácil de ser manobrada quando comparada à uma triquilha, mas deixa-a mais instável também.

 

Triquilha

As pranchas triquilha trazem mais controle sem deixar de ser manobrável. Nesta configuração, as duas quilhas de fora podem ter o seu interior plano, para aumentar a velocidade da prancha.

 

2+1

A configuração 2+1 é uma triquilha na qual a quilha do meio é maior, como a de uma monoquilha, mas é acompanhada de duas quilhas menores nas laterais.

 

quilhas 2+1

Quadriquilha

As quadriquilhas oferecem maior velocidade e elevada estabilidade, mas tornam manobras mais difíceis.

 

OS FORMATOS DE QUILHAS 

As quilhas removíveis são encontradas em três formatos principais: FCS I, FCS II e futures. Cada prancha tem algum suporte de quilha instalado previamente à laminação da mesma, e é necessário coordenar as quilhas com o tipo de suporte encontrado.

As quilhas FCS apresentam dois “dentes” enquanto que as futures apresentam uma “grade”.

FCS PC-7 Large 5-Fin Set

Futures John John Techflex Small Tri Fin Set

As quilhas FCS I e futures são presas com parafusos, requerendo o uso de uma chave de quilha (chave hexa).

Uma boa chave de quilha não deve espanar. Caso a chave espane do lado usado para remover os parafusos, é comum cortar a parte espanada da chave com o uso de um alicate, deixando-a mais curta e com uma seção exposta sem a erosão. Caso a chave espane do lado em que seguramos… a chave torna-se lixo.

Os suportes FCS II aceitam tanto as quilhas FCS I quanto FCS II, desde que seja instalado um adaptador, como pode ser visto no vídeo de apresentação do modelo FCS II. Contudo, os suportes FCS I não aceitam quilhas FCS II.

 

O POSICIONAMENTO DAS QUILHAS

As quilhas devem sempre favorecer a hidrodinâmica da prancha.

Quilhas ao contrário

 

O lado mais plana das quilhas fica sempre voltado para a longarina, enquanto que a parte curva fica voltada para a parte de fora da prancha. A quilha do meio deve ser 50/50 (ou seja, simétrica).

formatos quilhas

Veja também:
Equipamentos do surf
As partes da prancha
O material das pranchas
As quilhas
O antiderrapante
O Leash
A parafina
A lycra
A roupa de neoprene