As melhores ondas do mundo

  • por

Os surfistas são considerados a última tribo nômade, pois muitos deles vivem viajando em busca das ondas mais perfeitas no planeta. Atualmente, um enorme número de praticantes profissionais e amadores se aventuram pelo mundo ano após ano, descobrindo e desfrutando de lugares paradisíacos com altas ondas.
Fique atento a nossa programaçao internacional que todo ano desenvolve clínicas de surf para outros países. Para que você fique por dentro, segue uma relação de alguns dos mais cobiçados picos de surf do planeta:

HAVAÍ
Com a chegada do inverno no hemisfério norte, meados de novembro até fevereiro, todas as atenções se voltam para as grandes ondulações que atingem o pacifico, é nessa hora que o surf encontra sua verdadeira essência puramente traduzida nas ilhas do arquipélago havaiano. Todas as lentes miram para a costa norte da ilha de Oahu, onde rolam as mais poderosas ondas do mundo e acontecem os mais importantes eventos que fecham o calendário do circuito mundial de surf. O Havaí é diferente de tudo o que você já viu, lá o surfe é uma religião com regras que devem ser seguidas por todos. Um lugar que reúne condições desafiadoras para todos níveis de surf, onde as ondas mais famosas são: Pipeline, Sunset, Haleiwa, Waimea Bay e Rocky Point.

INDONÉSIA
A Indonésia guarda surpresas reservadas para poucos abençoados, oferecendo uma quantidade de ondas perfeitas dificilmente encontradas em outro lugar. É considerado um dos melhores lugares do mundo para ondas médias, com sessões incríveis para manobrar ou jogar para dentro de tubos perfeitos. Espalhadas por mais de 13 mil ilhas, as principais ondas são Uluwatu e Padang Padang (Bali), G-land (Java), Desert Point (Lombok), Mentawaii e Nias (Sumatra), entre outras milhares de reef’s existentes. Local ideal para uma viagem exótica ou uma “boat-trip” atrás das ondas, prepare-se para surfar ótimos fundos de coral com sol e água quente.

AUSTRÁLIA
A Austrália é um país emocionante onde a qualidade das ondas e a qualidade de vida impressiona. Os picos são mágicos e o país sintetiza lugares crowd e quentes, com outros selvagens e desertos com água gelada e ondas gigantes. Podemos encontrar excelentes picos por todo o país, sendo que alguns dos mais conhecidos são : Burleigh Heads, Kirra e Snapper´s Rock (Gold Coast), Narraben e Mainly (Sidney), Bell´s Beach e Johanna´s (Victoria), Gnarloo e Margareth River (West Oz).

TAHITI
O fundo é sempre de coral e através de canais de aproximadamente 50 a 100 metros de largura, é possível a passagem de barcos para ancorar dentro do atol e a saída para os surfistas em busca das ondas perfeitas. A geometria dessa bancada de corais e o refluxo da água pelos canais criam ondas de direita ou esquerda perfeitas, em sua maioria rápidas e tubulares. Um paraíso tropical ainda com ondas inexploradas, Teahupoo é a onda mais conhecida da região, por reúnir um dos melhores, maiores e mais assustadores tubos do mundo.

ÁFRICA DO SUL
Além de ser terra dos animais selvagens e uma ótima oportunidade para fazer um safári, a Africa do Sul também atrai surfistas por suas ondas perfeitas. A mais conhecida delas Jeffrey´s Bay, é uma das melhores e mais longas direitas do mundo que recebe todo ano uma das etapas do circuito mundial WCT. Além dela, toda costa recebe ótimas ondulações de sul e oferece grandes aventuras para aqueles que estão dispostos a encarar ondas geladas e grandes.

EUROPA
Ótima oportunidade para conciliar o surf com uma viagem cultural. Ondas boas podem ser encontradas pelo velho continente em Portugal, Espanha e França. Ondas pequenas, médias e grandes variam de acordo com a época do ano, assim como a temperatura da água. Monte um roteiro bem elaborado para pegar as melhores ondas e não perder tempo na terra do euro! Alguns picos famosos: Biarritz, Hossegor e Lacanau, na França – Mundaka, na Espanha – Ericeira e Supertubos em Portugal.

PERU
Podemos dizer que este pico é um dos mais consistentes do planeta, recebendo ondulações em todas as épocas do ano e garantindo o surf em qualquer estação. Na terra onde surgiram os primeiros surfistas nos “cabalos-de-totora” , podemos surfar ondas pequenas e grandes, direitas e esquerdas, gordas e cavadas, enfim, garantia de altas ondas mas com água fria! Pela proximidade e baixo custo é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que encontram por lá ondas como : Chicama, Mâncora e Cabo Blanco (ao Norte), Pico Alto, Punta Rocas e La Isla, além de Herradura (Lima).

COSTA RICA
No meio da América Central com ondas nos dois oceanos (atlântico e pacífico) e com um povo bem receptivo, a Costa Rica é um dos lugares mais bonitos do planeta. Uma vez no país facilmente incorporamos o lema local “Pura Vida”, correndo dia após dia atrás de ondas perfeitas para todos os níveis, água quente e proximidade com a natureza. Alugar um carro e ter um guia especializado são alguams dicas importantes para não perder os melhores dias em ondas conhecidas como : Pavones, Jacó, Playa Negra, Avellanas, Playa Grande e Roca Bruja (no Pacífico) além de Isla Uvita e Salsa Brava ( no Atlântico).

CHILE
Com um extenso litoral e um clima frio durante quase todo o ano, o Chile apresenta ondas constantes e geladas. O tamanho varia de pequeno à enorme, fazendo com que seja um destino bastante procurado por aqueles que apreciam as ondas grandes. Existem vários picos com pouca gente e outros até desertos, onde é possível surfar apenas com os leões marinhos. Alguns dos picos mais conhecidos são: El Boi, Iquique e Punta Lobos, além da Ilha de Páscoa, que fica em frente ao litoral chileno e esconde muitos mistérios ancestrais e ondas gigantes e perigosas.

MÉXICO
Recheado de sol, burritos (prato típico) e ondas o litoral do mexicano oferece opções clássicas de surf. Sem dúvida o pico mais conhecido é Puerto Escondido, um dos melhores beach breaks do mundo, com ondas potentes e tubulares de 3 a 15 pés, quebrando pilhas de pranchas diariamente. Outros picos podem ser surfados no local, como La Punta, Barra de La Cruz e Rio Nexpa além de vários secrets pouco explorados.

ESTADOS UNIDOS
Oferece boas ondas na costa toda porém é na Califórnia, um dos berços do surf moderno, que estão as melhores ondas, muito longas como Malibu até ondas gigantes como Mavericks. Uma forte cultura surf com histórias e ondas conhecidas como Huntington, Trestles e Black´s Beach. Na Flórida foi onde cresceu o campeão e ídolo americano Kelly Slater e também existem ondas para a prática.

Veja também: