Notícias

A Parafina

Outro acessório indispensável é a parafina, produzida com o intuito de oferecer aderência entre pé e prancha.

O método de passar a parafina na prancha varia de surfista em surfista, mas a regra é aplicar em todos os locais que irá precisar de aderência e nunca passar parafina no fundo da prancha. Utilizar a parafina de lado é mais econômico do que utilizar uma das pontas (como um lápis). Apoie a prancha de forma que não pressione as quilhas enquanto passa a parafina.

Não deixe a sua parafina no sol, para que ela não derreta. Evite também que a parafina da sua prancha fique no sol, então quando for deitá-la, deixe ela com o fundo para cima.

Não deixe a parafina entrar em contato com a areia, porque a mistura de areia e parafina impede a aplicação e ainda pode riscar a prancha.

Caso a sua prancha fique com a parafina derretida e acabe incorporando areia na mistura, será necessário remover a parafina e colocar nova (ver abaixo – removendo a parafina).

Você pode entrar com parafina no mar, em algum bolso ou prendendo-a dentro do long John ou short John. A água salgada não interfere em suas propriedades.

A parafina deve ser guardada em um recipiente exclusivo – a não ser que você não se importe em ter todas as suas coisas com uma película aderente.

 

Parafinas diferentes

Existem parafinas de diferentes consistências para uso em águas quentes, frias e geladas.
O uso de uma parafina inadequada para a temperatura do mar leva ao derretimento da mesma (caso esteja com uma parafina destinada a águas mais frias) ou à solidificação a ponto de ficar lisa (no caso da parafina destinada a águas mais quentes). Em ambos os casos, é necessário que o surfista aplique a parafina correta para evitar que escorregue.

O uso do raspador

Quando a prancha já possui uma quantidade considerável de parafina mas a aderência não está satisfatória, utiliza-se um raspador para formar novas saliências na parafina.

Removendo a parafina

Caso queira trocar a parafina em uma prancha, é necessário remover a parafina antiga. O primeiro passo é deixar a prancha no sol com a parafina para cima para que ela amoleça, sempre tomando cuidado com o excesso de sol para não causar bolhas entre a fibra e o bloco. Em seguida, use o lado liso do raspador para tirar a parafina. Não aperte excessivamente para não amassar o bloco.

Caso necessário, pode-se utilizar água quente em moderação para auxiliar no derretimento de parafina especialmente persistente.

Por fim, você pode utilizar um pouquinho de areia para levemente polir a prancha, removendo parafina que possa ter ficado em pouca quantidade.

Veja também:
Equipamentos do surf
As partes da prancha
O material das pranchas
As quilhas
O antiderrapante
O Leash
A parafina
A lycra
A roupa de neoprene